Ovo na Introdução Alimentar: o Bebê pode ou não pode comer?
- Nutricionista Rachel Vilaça
- 1 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
O ovo tem baixo custo, é muito prático de preparar além de ser extremamente nutritivo. Ideal para oferecer para os Bebês em Introdução Alimentar. Mas pode comer a partir de que idade? 6 meses, 9 meses, 1 ano?

Essa é uma dúvida muito comum na minha prática clínica, antigamente, recomendava-se oferecer somente após 1 ano.
Atualmente, a recomendação é de que os alimentos com potencial alergênicos sejam oferecidos dentro da Janela Imunológica que nada mais é do que o melhor período para justamente reduzir o risco de alergia e esse período é entre 6 a 9 meses. Mas calma, não precisa correr para oferecer que ainda temos oportunidade em redução de alergias até 12 meses (Fonte: Associação Brasileira de Alergia e Imunologia - ASBAI).
Se não oferecer o Ovo nessa fase, na prática, o risco de alergia é aumentado uma vez que o Bebê não consumiu esse alimento no momento ótimo.
Outras Dúvidas comuns sobre Ovo na Introdução Alimentar:
Ofereço só a clara e depois só a gema? Essa orientação é antiga, hoje podemos oferecer a clara e a gema.
Pode oferecer ovo com gema mole? Não - o ideal é que o ovo esteja bem cozido (10 minutos após fervura da água) por risco de intoxicação alimentar
Como conservar os ovos? Compre ovos sem rachaduras, nunca lave os ovos e guarde sempre dentro da geladeira e não na porta.
Quais formas posso preparar o ovo? Cozido, Mexido, Omelete
Quais temperos usar? O sal não deve ser utilizado até 12 meses, mas podem ser usados temperos como orégano, salsinha, cebolinha, alho, cebola.
Quantos ovos o Bebê pode comer por dia? Não existe um consenso falando sobre isso, mas moderação e variedade é a chave - 1 a 2 unidades de ovo por dia é o que eu indico
Posso oferecer ovo nos lanches? A proteína só entra na composição do lanche a partir de 2 anos, apesar de ser um alimento que já pode ser consumido desde o início da Introdução Alimentar, por ter a digestão mais lenta, sugiro seguir o lanche para idade e deixar pontualmente.
Essas orientações gerais não substituem um acompanhamento nutricional e em caso de dúvidas na Introdução Alimentar do seu Bebê agende uma consulta comigo.